terça-feira, 20 de outubro de 2015

Sinusite em Equinos: Causas e Tratamentos

  Boa noite leitores, hoje vamos falar sobre uma epidemia que afeta o sistema respiratório dos equinos. Abordaremos as causas, os tipos e os tratamentos da Sinusite
  Essa epidemia se apresenta como um processo de inflamação da mucosa que reveste os seios paranasais, ela ocorre com maior freqüência no inverno como conseqüências de resfriados e gripes que o animal contrai durante esse período. A sinusite quando não diagnosticada e tratada corretamente pode se agravar.

                    


  Existem dois tipos de sinusite, as primarias e as secundárias. Se o tratamento que for feito nos animais não for adequado, a doença pode voltar com maior intensidade e com o seu tratamento mais difícil. Normalmente se manifesta unilateralmente e quando ela estiver nas duas narinas é porque o quadro clinico já estará crônico portanto com o tratamento mais complicado.  

- A sinusite primária esta geralmente ligada a infecções do trato respiratório superior, causadas frequentemente pelo Streptococcus equi e Streptococcus zooepidemicus sendo os microorganismos estrepitococios os isolados bacterianos mais comumente encontrados, embora traumatismo, cistos foliculares maxilares, neoplasias e granuloma fúngicos possam ser a causa do problema. O sinal clinico mais comum de sinusite primária é a secreção nasal muco-purulento unilateral

- A sinusite secundária esta ligada geralmente a distúrbios dentais, como por exemplo dentes fraturados. Esses defeitos dentários permitem o acesso de material alimentar ou de bactérias ate a raiz dos dentes e a cavidade sinusal 

  Sintomas: os sintomas da sinusite variam, dependendo da origem, localização, e extensão da doença. O exame físico de um cavalo com sinusite deve incluir a observação de possível assimetria facial, que pode indicar distensão devida à infecção ou fratura. A queixa de apresentação mais comum é o corrimento nasal e crônico que varia desde seroso, ate muco-purulento.

  Tratamento: o tratamento consiste no combate ao agente causador e drenagens do conteúdo dos seios paranasais. A drenagem consiste em perfuração óssea dos ossos da cabeça.
  
 Prevenção: por causa da variedade de agentes causadores da doença, e o controle da sinusite em cavalos é difícil. O isolamento dos cavalos, com relação aos animais afetados com bactérias ou vírus do trato respiratório superior, pode trazer benefícios quanto à prevenção da sinusite primária. Cuidados dentários regulares e dieta adequada podem ajudar a evitar a sinusite secundaria as anormalidades dentarias.

 (Recomendamos que em caso de suspeita de qualquer tipo de doença um veterinário seja consultado para melhor tratamento do seu animal.) 


Fontes: Microbiologia veterinária e doenças infecciosas,  P. J. Quinn,B. K. Markey,M. E. Carter,W. J. Donnelly,F. C. Leonard; REVISTA CIENTÍFICA ELETRÔNICA DE MEDICINA VETERINÁRIA, GIBELLINI, Caio César, MELLO, Daniela P ZAPPA, Vanessa. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário